MEC divulga protocolo para retorno de aulas presenciais de modo seguro

 MEC divulga protocolo para retorno de aulas presenciais de modo seguro

Os estasdos e municípios têm autonomia para decidir quando acontecerá o retorno das aulas presenciais

Compartilhe nosso conteúdo!

O Ministério da Educação apresentou, nessa quarta-feira, o protocolo de retorno das atividades presenciais nas escolas de Educação Básica. As orientações foram elaboradas pelas secretarias de Alfabetização, de Educação Básica e de Modalidades Especializadas de Educação. As regras do retorno valem para as redes estaduais e municipais de ensino.

A diretora de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin, defendeu a continuação das aulas remotas até o fim do ano que vem, conforme uma resolução do Conselho Nacional de Educação. E avaliou que o retorno às aulas presenciais deve ser feito de forma segura.

O guia define normas técnicas de segurança em saúde e recomendações de ações sociais e pedagógicas. Os estados e municípios têm autonomia para definir o retorno às aulas, em conjunto com as autoridades sanitárias locais. E a decisão final sobre a volta dos estudantes para as escolas caberá aos responsáveis.

Para Claudia Costin, a retomada do ensino presencial vai reduzir os prejuízos para o ensino. A especialista afirmou que a volta às aulas tem importância ainda maior para os estudantes que não tiveram a oportunidade de ter aulas à distância.

O guia do retorno seguro das aulas foi elaborado pelo MEC, a partir das orientações da Organização Mundial de Saúde; da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; do Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância; e do Ministério da Saúde. O protocolo também considerou as sugestões dos secretários de Educação e dos diretores de escolas municipais.

O Ministério da Educação também anunciou o repasse de R$ 525 milhões para 117 mil unidades de ensino, por meio do programa Dinheiro Direto na Escola. É uma forma de ajudar a garantir a infraestrutura de segurança sanitária para estudantes e profissionais da educação.

Fonte: Agência Brasil

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Está no ar o Podcast Direto ao Ponto - Narrativas, entrevistas e histórias sobre a política, a cultura e os costumes da Amazônia. Por Luiz ValérioOUÇA NO SPOTIFY
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x