Mecias de Jesus apoia decreto de Bolsonaro que flexibiliza posse de arma por brasileiros

boa-vista-130-anos

O senador eleito Mecias de Jesus (PRB/RR), se manifestou favorável à publicação do Decreto Nº 9.685/2019, que flexibiliza a posse de armas de fogo para os cidadãos brasileiros, assinado nesta quarta-feira, (15), em Brasília-DF, pelo presidente Jair Bolsonaro. O mesmo pensamento é seguido pelo deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB/RR).

Pelas novas regras, o cidadão brasileiro que se enquadrar nos critérios estabelecidos no Decreto, poderá ter a posse de uma até quatro armas de fogo em sua residência ou empresa da qual seja o responsável ou proprietário.

“Eu sou totalmente favorável que o cidadão possa ter na sua residência uma arma para se defender. O presidente acertou tomando uma decisão em defesa do cidadão de bem, desde que a polícia esteja constante analisando e verificando quem está com arma na rua ou não”, afirmou o senador.

De acordo com o Decreto, moradores de área urbana ou rural poderão manter armas de fogo em casa, desde que cumpridos os critérios estabelecidos e que serão examinados pela Polícia Federal. 

Continuam valendo os requisitos de ser maior de 25 anos de idade, não ter inquérito policial ou processo criminal contra si, comprovada capacidade técnica e aptidão psicológica atestada em laudo, além de ter ocupação lícita e residência fixa. Estando apto, o cidadão poderá ter até quatro armas, limite que pode ser ultrapassado em casos específicos. O decreto também prevê que o prazo de validade do registro da arma, hoje de cinco anos, passará para dez anos.

Mecias ressaltou que a população não deve confundir o teor do Decreto, que trata apenas da posse e não do porte de armas de fogo. “A diferença é que posse permite ao cidadão ter uma arma apenas na sua residência ou na empresa. Já o porte, permite ao cidadão andar com a arma fora desses ambientes”, explicou o senador.

Texto da Assessoria de Comunicação do Parlamentar

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend