Mecias de Jesus propõe criação de Fundo para estados atingidos por imigração em massa

 Mecias de Jesus propõe criação de Fundo para estados atingidos por imigração em massa

O senador Mecias de Jesus propõe criação de fundo para estados afetados por imigração

Preocupado com as dificuldades que o Estado de Roraima enfrenta em decorrência da chegada de milhares de venezuelanos, o senador Mecias de Jesus apresentou, na semana passada, uma emenda a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187/2019, para criar o Fundo de Assistência para os Estados Atingidos por Imigração em Massa.

O parlamentar roraimense entende que a chegada de milhares de refugiados em alguns estados brasileiros, como é o caso de Roraima, porta de entrada para o Brasil nesta região de fronteira, torna a situação ainda mais preocupante, pois resulta na sobrecarga dos sistemas públicos de saúde, educação e segurança pública. O resultado da imigração em grande escala são graves consequências para população local.

Para Mecias, a situação gera a necessidade de recursos financeiros adicionais e materiais dos quais que não dispõe o Governo do Estado de Roraima. A carência desses recursos ocasiona um sério problema que precisa ser enfrentado não apenas pelo governo daquele estado, mas sim por todo o país.

“O problema da imigração em massa que acomete estados fronteiriços, é um problema da Nação. Não podemos castigar os estados que não possuem infraestrutura adequada, a arcar com a situação sozinhos. O que vemos em Roraima é uma crise humanitária e social, que precisa de socorro. São pessoas jogadas nas ruas, passando fome, e que por desespero acabam colocando a vida dos brasileiros que lá vivem, em risco”, alertou o parlamentar.

A proposta e os objetivos do Fundo

Conforme o senador Mecias de Jesus, o Fundo de Assistência para os Estados Atingidos por Imigração em Massa terá como objetivo garantir recursos para programas, projetos e atividades que visem minimizar os impactos negativos, econômicos e sociais, enfrentados pelos estados atingidos pela imigração em massa.

Os recursos serão provenientes da União, estados e do Distrito Federal conforme definido em lei complementar que o regulamentará. A administração dos recursos será gerida por um Conselho Gestor, com a participação de um representante de cada um dos estados e um representante da União, que exercerá a presidência do Conselho.

O senador Mecias de Jesus acredita que contará com o apoio e a sensibilidade da maioria dos senadores, para aprovar a medida criando esse mecanismo permanente para enfrentar crises migratórias que pode vir a afetar não só Roraima, mas outras unidades da Federação brasileira.

O parlamentar assegura que desde que chegou ao Senado Federal, em fevereiro de 2019, tem conversado e debatido com os colegas de Parlamento sobre a grave situação que o seu estado passa e assim, tem recebido apoio imediato.

Leave your vote

0 Reviews

Write a Review

Digiqole ad

Comentários

0 Comentários

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Posts Relacionados

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend