sábado , janeiro 25 2020
Início / Agricultura em Roraima / Mecias defende ampliação de linhas de crédito para produtores rurais pelo BASA

Mecias defende ampliação de linhas de crédito para produtores rurais pelo BASA

O senador Mecias de Jesus (PRB-RR) quer que o Banco da Amazônia (BASA) a simplificação das exigências burocráticas para a disponibilização de linhas de crédito para produtores rurais e microempresários de Roraima. O assunto foi tratado com o presidente da instituição financeira, Valdecir Tose, em encontro mantido no gabinete do parlamentar.

Mecias de Jesus entende que o financiamento para essas categorias consiste num instrumento capaz de promover desenvolvimento rápido, seguro e eficiente, estabelecendo rumos indispensáveis ao crescimento do estado.

O senador destacou a necessidade de inclusão dos assentados do Incra dentro do grupo que estará habilitado a receber financiamento de até R$ 25 mil. Este benefício é concedido pelo Pronaf.

Valdecir Tose se comprometeu em fazer a ampliação de serviços prestados pelo BASA, inclusive com a terceirização de alguns setores e departamentos. O presidente do BASA disse que já existe estudo aprofundado sobre mudanças a serem estabelecidas, com o objetivo de melhor atender necessidades e demandas.

O Banco da Amazônia analisa o que pode ser modificado na flexibilização da documentação exigida pelas instituições financeiras, com relação à concessão de financiamento aos produtores.

Está em estudo a admissão de declaração do Incra como garantia ao financiamento do custeio de gado leiteiro e de corte, além da cultura do Açaí. Roraima possui terreno fértil para a sua larga produção.

Mecias de Jesus defende a abertura de crédito aos microempresários de Roraima por entender que tal incentivo irá impulsionar a economia.

Outra luta do senador roraimense é para que o Banco do Brasil atue como agente financeiro nas operações do FNO. A cada ano, milhões de reais do FNO permanecem nos cofres do BASA, dada a sua impossibilidade operacional de atender às demandas.

“Não se trata de descaso do BASA, mas de carência técnica e de recursos humanos suficientes. Se forem somados os esforços do BB e do Basa, a maioria das dificuldades detectadas deixará de existir”, diz Mecias de Jesus.

0 Reviews

Write a Review

Sobre Luiz Valério

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Confira também

Secretário de Agricultura diz que setor primário será prioridade da nova gestão

De acordo com o secretário interventor da Seapa, Renato Martins, o atual governo dará prioridade ao desenvolvimento do setor produtivo, de forma a aproveitar todo o potencial de Roraima para a produção de grãos, carne e peixes.