Medidas restritivas de combate á Covid-19 em Boa Vista entram em vigor nesta quinta-feira

As novas medidas restritivas impostas pela Prefeitura de Boa Vista ao comércio da Capital para conter o avanço da Covid-19 começam a valer a partir desta quinta-feira (28 de janeiro). Conforme o Decreto baixado, bares, restaurantes e similares devem funcionar com atendimento presencial até às 15h, de segunda a sexta-feira, respeitando o limite de 30% da capacidade.

Depois das 15h, esses estabelecimentos só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive thru. Aos sábados, domingos e feriados, os estabelecimentos comerciais que se enquadram nessa categoria só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive thru.

Bares, restaurantes, bancas de açaí, lanchonetes, conveniências, sorveterias, flutuantes, distribuidoras e similares devem seguir as novas determinações. As medidas foram anunciadas nesta quarta-feira, 27, pelo prefeito Arthur Henrique, durante coletiva de imprensa que ocorreu no Palácio 9 de Julho e valem por 15 dias.

“Há um termo de compromisso assinado para que novos leitos surjam na rede estadual, tanto de UTI como clínicos. Havendo essa disponibilidade podemos até rever antes desses 15 dias alguma flexibilização”, frisou Arthur.

Ele ressaltou ainda que as medidas são feitas para evitar de fato o número grande de pessoas que circulam pela cidade. “Essa é uma decisão técnica, avaliada com as autoridades sanitárias do nosso município. Temos segurança que nos trazem esse resultado que a gente espera nesse momento’, disse o prefeito.

Arthur Henrique destacou a necessidade de que haja o aumento da capacidade de atendimento de saúde no período de vigência do Decreto. “O aumento da retaguarda é fundamental que aconteça nesses 15 dias, para que a população tenha segurança de alguma forma ter essas restrições reduzidas”, explicou.

Medidas são respostas a aumento nos casos de contaminação

As medidas levam em consideração o aumento de 46% no número de casos novos de covid-19 na capital, em janeiro. Também a taxa de ocupação no Hospital Geral de Roraima (HGR), unidade responsável pelo atendimento de casos graves da doença, que tem atualmente 100% dos leitos ocupados.

Até o dia 26 de janeiro, as oito unidades básicas de saúde exclusivas para a covid-19 em Boa Vista fizeram 23 mil atendimentos. Nesse período, foram realizados 10.249 testes rápidos, desses, 2.506 com resultado positivo.

Dos atendimentos realizados em janeiro, 333 foram a pessoas que vieram de Manaus e outros municípios do Amazonas, estado que sofre um colapso na saúde e onde já foi identificada uma nova variante do vírus.

Fiscalização

A prefeitura reforçou a fiscalização no comércio de Boa Vista com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas restritivas contra o coronavírus. Desde o início do ano, 249 estabelecimentos foram inspecionados durante ações noturnas na cidade, 53 foram autuados e 25 embargados.

A fiscalização no comércio local é comandada pela Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Durante a operação, os empresários são orientados sobre o cumprimento das medidas sanitárias de proteção para conter a disseminação do vírus.

Meu caro leitor-ouvinte, eu acabei de lançar na Amazon.com.br meu livro A explosão do podcast. Olha, modéstia à parte, a obra ficou bem interessante. É um livro-guia que ensina tudo o que você precisa saber para criar um podcast de sucesso.

A obra, no entanto, vai além, mostra a você todo o potencial que a mídia podcast tem para alavancar sua carreira pessoal e/ou profissional, assim como o seu negócio. Confere lá na minha Página de Autor na Amazon, considere comprar a obra, vai. 😁😁😁

Envie sua sugestão de pauta para o Blog:

luiz.valerio.silva@gmail.com |

(95) 99135-8757

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: