Michel Temer é preso pela Lava Jato

boa-vista-130-anos-2

Mais um desdobramento da Operação Lava Jato resultou na prisão ex-presidente Michel Temer, em São Paulo, nesta quinta-feira (21). Outro alvo da operação é o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e mais seis pessoas. Moreira Franco foi preso há poucos minutos no Rio de Janeiro.

Temer foi levado para o Aeroporto de Guarulhos, de onde partiu em voo com destino ao Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal. Segundo o G1, o ex-presidente fará exame de corpo de delito no IML em um local reservado e não deve ser levado à sede da PF de São Paulo.

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, foi o responsável pelos mandados de prisão. O paradeiro de Temer estava sendo rastreado desde esta quarta-feira (20), mas sem sucesso. As dificuldades encontradas para localizar Temer atrasaram o início da operação.

Temer responde a dez inquéritos, sendo que cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF). Esses inquéritos foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República. Outros cinco foram autorizados pelo ministro Luiz Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não era mais presidente.

Um dos processos em que Temer é um dos alvos, que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. Antunes relatou à PF que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer.

A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3. Michel Temer (MDB) foi o 37º presidente da República do Brasil, depois de assumir o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff. Ficou no mandato até o final, em dezembro de 2018.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend