Ministério Público aciona Prefeitura de Pacaraima judicialmente para que construa centro de zoonoses

A Prefeitura de Pacaraima está sendo acionada judicialmente pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) para que cumpra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e regularize a situação de animais abandonados nas vias públicas da cidade. A execução judicial do TAC por descumprimento prevê hoje multa no valor de R$100 mil reais.

No final do mês de agosto deste ano, o MPRR protocolou na justiça estadual um documento em que pede a execução judicial do TAC firmado com município. O acordo foi feito em junho de 2017, mas até hoje não foi cumprido.

O promotor de Justiça de Pacaraima, Valcio Ferri, afirma que devido à condição errante dos animais, foram registrados acidentes de trânsito, ataques à população e poluição, já que os animais danificam os coletores de lixo.

Segundo o acordo firmado entre o MPRR e o Município, a prefeitura deveria elaborar um projeto técnico e, no prazo de nove meses, implantar um centro de controle de zoonoses, seguindo as diretrizes da Funasa com contratação e alocação de recursos humanos necessários às atividades do órgão.

Deveriam ser disponibilizados médico veterinário, biólogo, técnico agropecuário, agentes de controle de zoonoses e endemias, assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais, motoristas, dentre outros profissionais.

Uma das preocupações do Ministério Público é o estado de saúde dos cães, gatos e cavalos abandonados, por isso, o MP também pede no acordo, o atendimento médico veterinário aos animais.

Outras ações previstas no TAC, são a realização de campanha para controle populacional de animais no município e executar alta cobertura vacinal, ampla e acessível, a toda a população, visando a erradicação de zoonoses.

Ferri constatou que foram lavrados nos últimos meses vários boletins de ocorrência na delegacia da cidade, relatando ataques de cães à população, o que evidencia a gravidade do problema em Pacaraima.

“Foram expedidos ofícios ao Prefeito e à Secretária Municipal do Meio Ambiente, requisitando informações sobre o TAC, sem qualquer manifestação. A Municipalidade permaneceu inerte”, disse o Promotor. 

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#CentrodeZoonoses #Pacaraima #SaúdePública #PrefeituradePacaraima #SaúdeAnimal #MinistérioPúblico

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: