Ministra Laurita Vaz do STJ nega habeas corpus ao prefeito cassado de Baliza, Marcelo Jorge

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-prefeito do município de São João da Baliza, Marcelo Jorge dias Fernandes, condenado à prisão em segunda instância por envolvimento no caso gafanhotos.

O pedido foi indeferido no dia 14 e publicado no dia 19 de dezembro de 2018. Marcelo Jorge teve seus direitos políticos cassados e ainda foi condenado à perda de função pública, ao pagamento de multa e ao cumprimento de pena inicialmente em regime semiaberto.

“No caso, verifica-se que as alegações de que o Paciente Reinaldo Morais Fernandes tem direito, na forma do art. 580 do Código de Processo Penal, à fixação da pena-base no mínimo legal por extensão da decisão que a teria concedido ao corréu, da ocorrência da prescrição da pretensão punitiva e da possibilidade de substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos do Paciente Marcel Jorge Dias Fernandes, não foram analisadas pelo Tribunal de origem. Portanto, é vedada suas apreciações originárias por esta Corte Superior de Justiça, sob pena de indevida supressão de instância”, disse a ministra Laurita em sua decisão.

Cassação de mandato

Ainda está semana, a Justiça Eleitoral considerou procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) protocolada pela segunda colocada nas eleições municipais de São João da Baliza, em 2016, Luíza Maura de Farias Oliveira, e cassou o mandato de Marcelo Jorge e da vice-prefeita Francinilza da Costa Reis. Os dois políticos são acusados de abuso de poder econômico, durante a campanha daquele ano.

De acordo com a denúncia, o então candidato beneficiou moradores do município com “ocorrência cabalmente comprovada de transporte de carradas de barros para o domicílio de eleitores e a utilização de maquinário e pessoal da administração pública para a realização de limpeza e terraplanagem nos locais onde realizava suas reuniões partidárias”.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend