MPE e MPT tentam acordo ALERR para reduzir número excessivo de servidores comissionados

 MPE e MPT tentam acordo ALERR para reduzir número excessivo de servidores comissionados

Boa parte dos aprovados no concurso público realizado pela Assembleia Legislativa em 2018 ainda aguarda a convocação

Compartilhe nosso conteúdo!

Este Blog já publicou diversas matérias mostrando que a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) tem um número excessivo de servidores, principalmente, comissionados. O ultimo post sobre o assunto, datado de 1º de setembro, relatou que o Poder Legislativo de Roraima contava à época com 2.665 servidores comissionados e apenas 72 efetivos, contratados mediante concurso público. Pois bem, agora os Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho estão propondo um acordo extrajudicial com ALERR para reduzir o alto número de cargos em comissão na Casa.

Conforme material encaminhado ao Blog, a decisão foi tomada em audiência de conciliação, realizada pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Os dois órgãos fiscalizadores apontam, como está óbvio, a desproporção de cargos comissionados e efetivos e a falta de convocação de aprovados em concurso de 2018. Documentos analisados pelos procuradores e promotores mostram que atualmente existe algo em torno de 2,3 mil funcionários comissionados e 107 efetivados.

O juiz Phillip Barbieux Sampaio disse que os órgãos ministeriais e a presidência da ALERR, exercida pelo deputado Jalser Renier (Solidariedade), têm 30 dias para chegar a um acordo. Do contrário, a Justiça é quem vai decidir sobre o caso. Houve pedido das partes para suspender o processo que tramita na Justiça, com o objetivo de tentar o o acordo.

Os Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho encontraram na folha de pagamento de agosto de 2019 da ALERR apenas 72 servidores efetivos e um total de 2.529 comissionados. O número é diferente no Portal da Transparência da Assembleia, que registra apenas 2.457 comissionados. Essa realidade gera uma discrepância significativo nas despesas entre as duas formas de contratação: os efetivos representam um gasto de R$ 704 mil, enquanto os comissionados receberam R$ 9 milhões somente naquele mês agosto.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Podcast Direto ao Ponto - Narrativas, entrevista e histórias sobre a política, a cultura e os costumes da Amazônia. Por Luiz ValérioOUÇA AQUI
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x