MPE e MPT tentam acordo ALERR para reduzir número excessivo de servidores comissionados

Este Blog já publicou diversas matérias mostrando que a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) tem um número excessivo de servidores, principalmente, comissionados. O ultimo post sobre o assunto, datado de 1º de setembro, relatou que o Poder Legislativo de Roraima contava à época com 2.665 servidores comissionados e apenas 72 efetivos, contratados mediante concurso público. Pois bem, agora os Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho estão propondo um acordo extrajudicial com ALERR para reduzir o alto número de cargos em comissão na Casa.

Conforme material encaminhado ao Blog, a decisão foi tomada em audiência de conciliação, realizada pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Os dois órgãos fiscalizadores apontam, como está óbvio, a desproporção de cargos comissionados e efetivos e a falta de convocação de aprovados em concurso de 2018. Documentos analisados pelos procuradores e promotores mostram que atualmente existe algo em torno de 2,3 mil funcionários comissionados e 107 efetivados.

O juiz Phillip Barbieux Sampaio disse que os órgãos ministeriais e a presidência da ALERR, exercida pelo deputado Jalser Renier (Solidariedade), têm 30 dias para chegar a um acordo. Do contrário, a Justiça é quem vai decidir sobre o caso. Houve pedido das partes para suspender o processo que tramita na Justiça, com o objetivo de tentar o o acordo.

Os Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho encontraram na folha de pagamento de agosto de 2019 da ALERR apenas 72 servidores efetivos e um total de 2.529 comissionados. O número é diferente no Portal da Transparência da Assembleia, que registra apenas 2.457 comissionados. Essa realidade gera uma discrepância significativo nas despesas entre as duas formas de contratação: os efetivos representam um gasto de R$ 704 mil, enquanto os comissionados receberam R$ 9 milhões somente naquele mês agosto.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#AdministraçãoPública #PoderLegislativo #PolíticaemRoraima #AssembleiaLegislativa #ConcursadosdaAssembleia #MinistérioPúblico

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: