MPE entra com pedido de impugnação de candidatura de Miguel Rodrigues em São Luiz

O promotor eleitoral Felipe Hellu Macedo, da 4ª Zona Eleitoral, entrou com um pedido de impugnação de candidatura contra Miguel Rodrigues da Silva (DEM), irmão do senador Chico Rodrigues, que disputa o cargo de prefeito do Município de São Luiz, no Sul de Roraima

De acordo com o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), Miguel Rodrigues está inelegível, pois foi condenado pela prática de crime contra o patrimônio público e contra o meio ambiente, em decisão confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A condenação contra o candidato já transitou em julgado o que lhe rendeu a restrição de elegibilidade.

Felipe Hellu lembra, no pedido de impugnação, que aqueles pretensos “candidatos que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena”, são considerados inaptos para disputar cargos eletivos.

Miguel Rodrigues foi condenado pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público e contra o meio ambiente e a saúde pública. “(…) o TRF1 confirmou a condenação imposta ao impugnado pela prática dos crimes tipificados no art. 2º da Lei n. 8.176/1991 e no art. 55 da Lei n. 9.605/1998”.

Hellu diz que Rodrigues comprovou o integral pagamento da prestação pecuniária no valor de dois salários-mínimos, bem como da pena de multa. “Por esta razão o juízo declarou extinta sua punibilidade em 8 de outubro de 2019. Embora a pena imposta já tenha sido cumprida, o impugnado está inelegível, tendo em vista que ainda não transcorreu o prazo de oito anos subsequentes ao cumprimento ou extinção da pena, conforme previsto no art. 1º, I, e, da LC n. 64/1990”.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#JustiçaEleitoral #SãoLuiz #PolíticaemRoraima #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #CorridaEleitoral

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: