MPRR recomenda a partidos evitar convenções presenciais e dar preferência a eventos online

Alguns partidos como o Progressistas e o Solidariedade têm realizado eventos com aglomeração de pessoas, o que contraria os protocolos de prevenção à pandemia de Covid-19
Partidos, pré-candidatos e candidatos já escolhidos nas convenções do município de Boa Vista devem evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas e precisam cumprir os decretos voltados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Este é o teor da Recomendação do Ministério Público de Roraima (MPRR), publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta terça-feira (15 de setembro). O órgão recomenda ainda que os partidos devem dar preferência às convenções virtuais.
Na sexta-feira (11 de setembro), o Progressistas realizou a convenção que confirmou a candidatura de Gerlane Baccarin à Prefeitura de Boa Vista, no Parque Anauá, juntando grande aglomeração de pessoas. Nesta terça-feira (15) é a vez do Solidariedade homologar a candidatura de Ottaci Nascimento com grande evento no estacionamento do Estádio Canarinho, promovendo ajuntamento de pessoas.
Na recomendação do MPRR tem mais…
O documento emitido pelo MPRR destaca também que só poderão ser realizadas reuniões políticas presenciais se forem obedecidas as regras sanitárias, como lotação máxima de 200 pessoas, uso correto da máscara e higienização das mãos de todos os participantes.
Ainda conforma a Recomendação da Promotoria que atua na 1ª Zona Eleitoral, devem ser evitados o compartilhamento de informes publicitários impressos de fácil manuseio, como cartilhas, jornais, folders e santinhos, eventos que ocasionem aglomerações, a exemplo de comícios e caminhadas, bem como o contato físico entre as pessoas (beijo, abraço, aperto de mão, etc) durante toda a campanha eleitoral.
Conforme orienta a Promotora Eleitoral, Cláudia Parente, explica que devem ser reduzidos o fluxo e permanência de pessoas dentro do comitê ou locais de reunião, além de ser respeitada a distância mínima de pelo menos 2 metros entre as pessoas.
“Todos os partidos e candidatos devem contribuir para a normalidade do pleito, segurança do voto e liberdade democrática e tomar todas as medidas que minimizem os riscos à saúde pública durante todos os trâmites do processo eleitoral, tanto durante a campanha, como no dia das eleições municipais de 2020”, disse a promotora.
Envie sua sugestão de pauta para o Blog.

Comments
0 comments