Notificações de dengue caem em relação a 2019, mas casos preocupam autoridades de saúde

ANÚNCIO PMBV JULHO 2

Quando se trata de saúde pública, o assunto do momento é a pandemia do Novo Coronavírus, mas as autoridades de saúde também dispensam atenção ao crescimento dos casos de dengue em Roraima. Desde janeiro até agora, foram registradas 1.623 notificações para a doença no estado, sendo que 540 foram confirmadas.

A capital, Boa Vista, apresenta média incidência da doença, mas acumula o maior número de casos de dengue em relação a todas as cidades roraimenses. Oito municípios apresentam alta incidência no estado. Entre os estados da Região Norte, somente o Acre está à frente de Roraima, quando o assunto é a incidência de casos de dengue.

Conforme Rosângela Santos, diretora do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue, da Secretaria de Saúde (Sesau), houve uma redução no número de notificações este ano em relação ao ano passado, possivelmente em decorrência da pandemia de Covid-19.

A restrição à circulação de pessoas, devido ao isolamento social, acabou fazendo com que houvesse uma menor procura pelas unidades de saúde para registrar os sintomas da dengue ou chikungunya.

A intensificação das chuvas potencializa o risco de surgimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypt, devido ao acúmulo de água. Rosângela Santos alerta que a população precisa colaborar com o trabalho dos agentes de endemias, eliminando toda e qualquer vasilha que possa servir como criadouro do mosquito.

Mantenha contato com o editor

Leia mais conteúdo

 345 total views,  2 views today

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend