Nova plataforma permite acompanhamento da vacinação contra a covid-19 em Roraima

Vacinômetro permite acompanhar imunização
No Vacinômetro é possível fazer o acompanhamento sobre as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a quantidade distribuída para cada município

A Secretaria de Saúde de Roraima disponibilizou um sistema apelidado de Vacinômetro por meio do qual é possível acompanhar trabalho de vacinação contra a covid-19 em Roraima. O recurso já está disponível para consulta no site da Sesau, no www.sesau.rr.gov.br, no link Vacinômetro. Por essa plataforma o cidadão pode ter acesso a diversas informações sobre o andamento da Campanha de Imunização no Estado.

No Vacinômetro é possível fazer o acompanhamento sobre as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a quantidade distribuída para cada município e distritos indígenas, o índice de vacinação referente a primeira e segunda dose, bem como o número de vacinados por grupo prioritário.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, utilizar a tecnologia na gestão de saúde reflete maior transparência das ações que podem ser consultadas de forma rápida e fácil.

“Essa plataforma é um avanço para o trabalho de informação da sociedade sobre a Campanha que tem sido realizada no Estado. E significa também maior transparência e facilidade na consulta dos dados referentes à imunização contra a covid-19. Esse é o nosso papel, trabalhar e mostrar o resultado do trabalho para que todos possam acompanhar”, esclareceu.

Os municípios irão informar diretamente a plataforma do SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações). O Vacinômetro será atualizado com base nos dados do SIPNI, atendendo à Medida Provisória nº 1.026 de 06 de janeiro de 2021, que diz que os estabelecimentos de saúde, seja público ou privado, devem registrar diariamente e de forma individualizada os dados referentes à aplicação das vacinas contra a covid-19.

“Com essa plataforma os municípios não repassarão mais os dados de vacinados para o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, e sim, passarão a divulgar as informações diretamente ao SIPNI, o sistema do Ministério da Saúde, criado para a divulgação das informações de todo o país”, complementou Alice Dantas, gerente do NEPNI.

Alice ressalta que a partir de agora com a nova plataforma a contagem de vacinados passa a ser conjunta, ou seja, os números dos Distritos passarão a ser informados junto ao município que ele pertence, dividido pela categoria de profissionais da saúde e indígenas aldeados. Dessa forma, nesse primeiro momento, pode haver a divergência dos dados anteriormente divulgados, uma vez que os executores da vacinação têm até 48 horas para inserção dos registros de vacinação no SIPNI.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: