Operação da Polícia Federal combate garimpo ilegal em Terra Ianomâmi

Operação da PF combate a extração ilegal de outro em terra indígena em Roraima

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (29 de setembro), denominada Dominus, tem o objetivo de investigar uma associação criminosa que estaria envolvida na exploração de garimpos ilegais na Terra Indígena Ianomâmi.

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Boa Vista. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do MPF.

As investigações da polícia identificaram um suspeito que seria responsável por garimpos ilícitos na Terra Indígena Ianomâmi e proprietário de maquinário que operaria na região, em Roraima.

De acordo com o inquérito policial, o suspeito contaria com dezenas de pessoas trabalhando sob sua autoridade e operando equipamentos de sua propriedade nas lavras irregulares.

Os mandados são relacionados também a outros integrantes que participariam da logística dos negócios não apenas do suspeito, mas atuariam como responsáveis pelo depósito e transporte de insumos para garimpos na região.

Os suspeitos são investigados por crimes de Garimpo Ilegal (art. 55 da lei 9.605/98), Usurpação de Bem da União (art. 2º da lei 8.176/91), Transporte Ilegal de Combustível (art. 56 da lei 9.605/98) e por Associação Criminosa (art. 288 do Código Penal).

O nome da operação faz referência ao termo em latim para “dono”, “senhor”, em alusão à posição do principal investigado na atividade do garimpo ilegal na região.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#CasodePolícia #CombateaoCrime #GarimpagemIlegal #PolíciaFederal #ExtraçãoIlegaldeMinério #Roraima

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: