Pandemia de Covid-19 provoca perda de 30% dos empregos na Zona Franca de Manaus

 Pandemia de Covid-19 provoca perda de 30% dos empregos na Zona Franca de Manaus

O superintendente da Suframa, Alfredo Meneses, aposta na retomada com força da atividade industrial a partir do mês de junho

Durante entrevista coletiva concedida após a reunião do 291ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Zona Franca de Manaus (CAS), realizada no começo da tarde desta quinta-feira (7 de maio), via teleconferência transmitida pelo YouTube, o superintende Alfredo Menezes disse que a pandemia de Covid-19 já provocou uma perda de 30% no estoque de empregos na Zona Franca de Manaus.

O número apresentado por Menezes é decorrente de pesquisa feita ainda no mês de abril com empresas e entidades de classe da região. Segundo o superintendente da Suframa, uma outra pesquisa mais abrangente será feita junto à classe empresarial e sindical nos próximos sete dias.

Ainda conforme o que foi dito por Alfredo Menezes, a pandemia de Coronavírus provocou a paralisação de parte das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). A estimativa é que aproximadamente 40 mil trabalhadores do PIM estejam em isolamento social. O número, no entanto, não foi confirmado por Meneses.

“A indústria como um todo não parou, até porque se tivesse parado isso quebraria o país. No caso do PIM, houve uma paralisação necessária por causa da logística dificultada [pela pandemia] para o recebimento da produção nos outros estados”, explicou.

Ainda conforme Menezes, algumas empresas do Polo Industrial de Manaus aproveitaram a situação para dar férias coletivas aos funcionários até para se planejarem para a retomada da produção. “Outras empresas paralisaram as atividades para se adaptar aos novos protocolos demandados pela pandemia”, disse.

28 projetos foram discutidos

O Conselho de Administração da Zona Franca de Manaus (CAS) se reuniu nesta quinta para analisar 28 projetos industriais e discutir os efeitos da pandemia de Coronavírus no setor industrial na Região Norte. A reunião acabou sendo encerrada antes do previsto devido a problemas com a Internet.

Dos 28 projetos analisados, dez são de implantação e 18 de atualização, diversificação e ampliação, que totalizam US$ 137 milhões em investimentos e estimam a geração de 1.119 postos de trabalho. Os projetos devem adicionar US$ 1 bilhão em faturamento PIM nos três primeiros anos de funcionamento das linhas de produção.

Leave your vote

0 Reviews

Write a Review

Digiqole ad

Comentários

0 Comentários

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Posts Relacionados

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend