sábado , janeiro 25 2020
Início / Blog do Luiz Valério / #PODECAST_01 – Crise imigratória e humanitária na fronteira do Brasil com a Venezuela
imigracao_e_crise_humanitaria_em_roraima
A crise imigratória e humanitária em Roraima não dá sinais de que vai arrefecer nos próximos meses

#PODECAST_01 – Crise imigratória e humanitária na fronteira do Brasil com a Venezuela

Entramos no ano de 2020 e a crise imigratória e humanitária na fronteira do  Brasil com a Venezuela não dá sinais de que vai arrefecer. Pelo contrário. Todos os dias continuam entrando no Brasil, por Pacaraima, cidade roraimense na fronteira, centenas de imigrantes vindos do país vizinho.

A situação política e econômica na Venezuela também não muda. O presidente ditador Nicolás Maduro continua firme no poder, apesar da reprovação dos seus atos de repressão contra os opositores pela Comunidade Internacional e pelo Grupo de Lima.

Enquanto isso, o Governo em Roraima e os governos municipais enfretam sérias dificuldades para manter os serviços essenciais funcionando, de forma a atender devidamente aos brasileiros e estrangeiros.

Falta leito e medicamentos nos hospitais e postos de saúde. Cada vez mais, crianças entram no Brasil acometidas de doenças graves como câncer de olho, de medula, de rim, etc., além de outras diversas doenças contagiosas como sarampo e tuberculose.

Tudo isso, sem falar na situação de desnutrição crônica de crianças e mulheres grávidas, que resultam em partos de bebês já igualmente doentes e que precisam ficar em UTIs neonatais e encubadoras.

Por outro lado, milhares de imigrantes, sem ter onde morar, invadem prédios públicos abandonados na capital e no interior, onde moram com seus filhos pequenos em condições insalubres. O governo estadual, de sua parte, avisou que vai dar início a um programa de desocupação desses imóveis.

Por isso, chamou os integrantes da Operação Acolhida, iniciativa do Governo Federal com o uso do Exército Brasileiro para prestar assistência aos imigrantes, com o discutir de forma conjunta uma solução para o problema. É sobre todo esse drama humanitário que trata esta edição do #PodcastDiretoAoPonto_01.

0 Reviews

Write a Review

Sobre Luiz Valério

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Confira também

jair-bolsonaro-sanciona-loa-com-2-bilhoes-para-partidos

Bolsonaro alimenta voracidade de partidos por dinheiro público para campanha eleitoral

Os partidos políticos do Brasil têm uma fome voraz por dinheiro e os últimos governos, barganhando a governabilidade no chamado presidencialismo de coalizão têm cedido a esse apetite sem limites. Mesmo tendo feito campanha afirmando que implantaria uma nova política no país, o presidente Jair Bolsonaro continua fazendo o jogo dos partidos. Ele sancionou sem vetos a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, destinando R$ 2 bilhões para o financiamento de campanhas eleitorais.