Polícia Federal deflagra operação para identificar autores da morte de 2 indígenas na Terra Yanomami

 Polícia Federal deflagra operação para identificar autores da morte de 2 indígenas na Terra Yanomami

Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista/RR, expedidos pela 1ª Vara Federal de Roraima

Compartilhe nosso conteúdo!

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29 de outubro), a operação Ábdito, com o objetivo de identificar envolvidos na morte de dois indígenas em junho deste ano, na Terra Indígena Yanomami, por garimpeiros ilegais que atuariam na região.

Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista, expedidos pela 1ª Vara Federal de Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal.

Imediatamente após ciência das mortes, a Polícia Federal instaurou procedimento e realizou diligências na região do conflito, dentro da Terra Indígena Yanomami. No local foram encontrados indícios de atividade de pesquisa para o garimpo ilegal e de um acampamento utilizado pelos garimpeiros, bem como evidências das mortes, como cartuchos de espingardas deflagrados.

As investigações indicam que um grupo de indígenas estaria caçando, em região isolada, na mata, quando se depararam com garimpeiros armados, que os perseguiram e atiraram. Somente o corpo de uma das vítimas foi encontrado.

Ainda em junho a Polícia Federal identificou um dos suspeitos do crime, atualmente foragido, e representou por sua prisão preventiva, cumprindo mandados em endereços relacionados ao investigado.

A PF constatou que o garimpeiro contaria com o apoio de uma rede de familiares e amigos que estariam, ativamente, atrapalhando as investigações e teriam possibilitado a sua fuga. Além de buscar a qualificação dos demais garimpeiros, a operação também busca desarticular os “apoiadores” e investigar sua participação em crimes como associação criminosa e favorecimento pessoal.

*O nome da operação faz referência tanto à situação de isolamento dos indígenas e da localidade dos crimes quanto à ocultação dos suspeitos.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Está no ar o novo episódio do Podcast Direto ao Ponto - Bastidores do primeiro turno e as arrumações para o segundo em Boa VistaOUÇA NO SPOTIFY
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x