Prefeito Arthur Henrique anuncia atualização de medidas para combate da Covid-19

Prefeito Arthur Henrique anuncia atualização de medidas para combate da covid-19
A prefeitura reforça os cuidados para evitar a disseminação da covid-19 como o uso de máscara, higienização das mãos e respeito ao distanciamento social

O prefeito Arthur Henrique anunciou nesta sexta-feira, 7, uma atualização do decreto municipal que trata das medidas de funcionamento do comércio para evitar a disseminação do coronavírus. As novas medidas começam a valer a partir deste sábado, 8, e seguem até dia 23 de maio.

A primeira medida é a proibição de vendas de bebidas alcoólicas no sistema delivery da meia-noite às 5h. Outra medida é a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais que será estendido, passa a ser das 5h até meia-noite. Antes os estabelecimentos funcionavam das 6h às 23h.

“A restrição de delivery para bebidas alcoólicas é para evitar os excessos durante a madrugada na frente de postos de gasolinas, conveniências e praças, que são os horários com registro de maiores aglomerações e desrespeito às recomendações sanitárias. Nossas equipes de fiscalização têm flagrado várias aglomerações pela capital, tem sido muito difícil combater essa prática”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

Permanecem as regras de ocupação dos estabelecimentos comerciais, de acordo com o tamanho do prédio e capacidade de até 50% e 30% para templos religiosos. Também continuam permitidos casamentos e aniversários, com até 50 pessoas, dentro do horário de funcionamento dos estabelecimentos (até meia-noite). Além disso, o decreto permite nesses ambientes música ao vivo, com no máximo três músicos e sem dança.

Para se chegar as medidas adotadas, a gestão municipal fez um panorama da situação atual da covid em Boa Vista, baseadas nos dados da Secretaria Municipal de Saúde com a Vigilância Sanitária Municipal.

  • A taxa ocupação de leitos de UTI no Hospital Infantil Santo Antônio está em 10%.
  • A taxa de ocupação de leitos de UTI no HGR hoje está em 41% e a taxa de ocupação de leitos clínicos em 47%.
  • Apesar das fiscalizações e campanhas educativas foi registrado um aumento de 4,5% e de novos casos de covid-19.

A prefeitura reforça os cuidados para evitar a disseminação da covid-19 como o uso de máscara, higienização das mãos e respeito ao distanciamento social.

Vacinação

As equipes da prefeitura seguem vacinando os grupos abaixo, com a devida documentação:

· Pessoas com 58 anos que fazem parte do grupo de comorbidades,

· Na próxima segunda, 10, e terça-feira, 11, será a vez das pessoas com 57 anos.

· Gestantes (a partir de 18 anos de idade) – apresentar cartão de vacina, CPF, original e cópia de documento oficial com foto, caderneta da gestante e cópia do laudo da comorbidade ou a receita médica;

· Puérperas (a partir de 18 anos de idade) – apresentar cartão de vacina, CPF, original e cópia do documento oficial com foto, cópia da certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo acompanhado de laudo da comorbidade ou receita médica;

· Pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos de idade) – cartão de vacina, CPF, documento oficial com foto original e cópia;

· Pessoas com deficiência permanente cadastrados no Programa de Beneficio de Prestação Continuada (BPC) ( 55 a 59 anos de idade) – cartão de vacina, CPF, original e cópia do documento oficial com foto.

Pontos de vacinação no horário de segunda sábado, das 8h30 às 17h, sem intervalos:

– Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

– Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia

– Quadra Poliesportiva, Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

– Centro Universitário Estácio da Amazônia – União

– Roraima Garden Shopping – Caçari

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: