Prefeito Arthur Henrique prorroga decreto que incentiva aglomerações

A Prefeitura de Boa Vista prorrogou o decreto nº 039/2021, que estabelece medidas de flexibilização do comércio por mais 15 dias. A vigência do decreto venceria nesta sexta-feira, dia 23 de abril. As medidas serão mantidas pela prefeitura até o dia 8 de maio.

Na prática, o decreto incentiva a aglomeração de pessoas, pois libera a realização de festas de aniversário e casamento ainda que com o limite de até 50 pessoas, além das apresentações de músicos em bares e restaurantes da capital. O documento ampliou o horário de funcionamento do comércio.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é para evitar juntar muitas pessoas num mesmo ambiente para evitar a aglomeração, uma vez que esse tipo de ajuntamento favorece a propagação do Novo Coronavírus. Recentemente o diretor da OMS criticou a complacência de gestores públicos ao flexibilizar as regras de isolamento social.

O diretor da OMS criticou os gestores que flexibilizam as medidas de isolamento social

Segundo a nova edição do decreto, os estabelecimentos continuam autorizados a abrir das 5h às 23h. Permanecem em vigência as regras de ocupação dos empreendimentos, de acordo com o tamanho do prédio e capacidade de até 30%.

Continuam permitidos casamentos e aniversários, com até 50 pessoas, dentro do horário de funcionamento dos estabelecimentos (até às 23h). Além disso, o decreto permite nesses ambientes música ao vivo, com no máximo três músicos e sem dança.

A prefeitura reforça os cuidados para evitar a disseminação da covid-19 como o uso de máscara, higienização das mãos e respeito ao distanciamento social.

“Distanciamento social funciona, máscaras funcionam, higienizar as mãos funciona, ventilar funciona, monitoramento, testes, rastreamento de contatos, isolamento, quarentena de apoio e cuidados compassivos – tudo isso funciona para conter infecções e salvar vidas”, disse ele.

“Mas a confusão, complacência e inconsistência nas medidas de saúde pública e sua aplicação estão impulsionando a transmissão e custando vidas”, advertiu.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS (Deutsche Welle)

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: