Prefeitura de Rorainópolis sofre bloqueio de repasses do FPM

O prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira (Solidariedade), deixou o município ter os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM ) bloqueados no mês de setembro por inadimplência. Veja a imagem no final deste texto.

O bloqueio do FPM do município estava vigente até a manhã desta segunda-feira (12 de outubro), conforme consulta feita pelo Blog à base de dados atualizados do Sistema Integrado de Finanças Públicas (SIAF).

O Artigo 160 da Constituição Federal estabelece algumas regras para que o repasse do FPM seja realizado. Caso o Município esteja com alguma pendência vigente do CAUC, que é uma espécie de Serasa do Governo Federal, os repasses são interrompidos.

Pode resultar em bloqueio do FPM débito junto ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou alguma dívida ativa na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o FPM será bloqueado.

A falta de prestação de contas ao Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) em relação aos custos com a saúde também pode resultar no bloqueio dos repasses.

O FPM é a principal fonte de receita de milhares de prefeituras do Brasil. Logo, o bloqueio do FPM pode trazer consequências negativas para o dia a dia da prefeitura.

Este editor manteve contato com o prefeito e com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura para obter explicações sobre os motivos do boqueio dos repasses de FPM, mas não obteve retorno.

O prefeito Leandro Pereira não deu resposta ao Blog sobre os motivos do bloqueio do FMP do Município

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#MunicípiosdeRoraima #AdministraçãoPública #Rorainópolis #LeandroPereira #FundodeParticipação

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: