Prefeitura lança decreto com medidas restritivas para evitar disseminação do Coronavírus

A Prefeitura de Boa Vista editou decreto com novas medidas para evitar a disseminação do Coronavírus na capital, tendo em vista a situação de calamidade pública em Manaus, no Amazonas, e o índice de internação de 100% no Hospital Geral de Roraima (HGR).

A alteração no Plano de Retomada Econômica foi decidida em consonância com empresários e representantes de instituições ligadas ao comércio em Boa Vista.

O novo decreto, que deve ser publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 19, estabelece, entre outras medidas, que bares, restaurantes, lanchonetes, conveniências e flutuantes devem funcionar até as 22h, com o máximo 30% da capacidade total de público, conforme metragem expressa no alvará de funcionamento.

Neste primeiro momento, cinemas não estão inclusos no decreto. As medidas terão validade de 60 dias, podendo ser prorrogadas por igual período.

O prefeito Arthur Henrique diz que as medidas são necessárias neste momento, uma vez que foram considerados os indicadores epidemiológicos e assistenciais previstos no Plano de Retomada, informou o diretor da Vigilância Sanitária do município, Fernando Matos.

“Realizamos um mapeamento nos últimos dias em Boa Vista e foi constatado o grande número de pessoas aglomeradas em bares, conveniências, balneários, boates, entre outros locais. Por isso, serão adotas medidas de prevenção, mas precisamos da colaboração das pessoas. A população precisa fazer sua parte, se conscientizando e cumprindo com o que diz o decreto”, disse.

As equipes da Prefeitura de Boa Vista estão nas ruas fiscalizando os estabelecimentos comerciais e orientando os empresários sobre a importância de adotar as medidas de prevenção. Só na semana passada, mais de 150 comércio foram fiscalizados.

A prefeitura também disponibiliza oito postos de saúde exclusivos para atendimento aos pacientes suspeitos de covid-19, os quais realizam teste rápido e recebem a medicação necessária para o tratamento inicial, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O Hospital da Criança também está equipado para atender os pacientes.

Todas as medidas previstas no decreto foram elaboradas junto com empresários e representantes de instituições públicas como Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Fecomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho Municipal de Saúde, responsáveis pelos shoppings Roraima Garden e Pátio Roraima.

O vice-presidente da Fecomércio, Jadir Corrêa, aprovou as propostas e destacou que está à disposição para somar no combate à pandemia. “São medidas que podem amenizar a infestação do vírus, então temos que concordar, cumprir e ajudar”, disse.

Veja o que diz o decreto:

I – Bares, restaurantes, lanchonete, conveniências e flutuantes devem funcionar com o máximo 30% da sua capacidade total de pessoa, conforme metragem expressa no alvará de funcionamento e até o horário de 22h;

II – Aniversários, casamentos e formaturas ficam limitados à capacidade máxima de 100 pessoas;

III – Os espaços públicos em geral para visitação, passeio e práticas esportivas terão os seus horários de funcionamento até as 22h;

IV – As boates, casas de eventos e de recepções, salões de festa, parques de diversão, circo e similares devem funcionar com o máximo 30% da sua capacidade total de pessoas, e com horário de funcionamento até as 22h;

V – As reuniões comemorativas e encontros nos espaços públicos, clubes e áreas comuns de condomínio devem ser evitadas;

Os segmentos previstos no decreto podem realizar atividades de delivery após as 22h, sem presença de clientes. Recomenda-se ainda que a população adote as medidas necessárias de higiene para evitar a possível propagação do Coronavírus.

Meu caro leitor e ouvinte, eu acabei de lançar na Amazon.com.br meu livro A explosão do podcast. Olha, modéstia à parte, a obra ficou bem interessante. É um livro-guia que ensina tudo o que você precisa saber para criar um podcast de sucesso.

A obra, no entanto, vai além, mostra a você todo o potencial que a mídia podcast tem para alavancar sua carreira pessoal e/ou profissional, assim como o seu negócio. Confere lá na minha Página de Autor na Amazon, considere comprar a obra, vai. 😁😁😁

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

luiz.valerio.silva@gmail.com | (95) 99135-8757

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: