Procedimentos de carga e lacre das urnas das eleições 2020 começam nesta terça-feira

Os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) iniciam o procedimento de carga e lacre das 1.346 urnas eletrônicas disponibilizadas para as Eleições Municipais de 2020 a partir de amanhã, terça-feira. Nos dias 3 e 4 de novembro, ocorrerá a carga e lacre das urnas eletrônicas de todas as zonas eleitorais do interior (2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 7ª e 8ª). Já as zonas eleitorais da capital passarão pelo procedimento nos dias 5 e 6 de novembro.

Neste pleito, 342.651 eleitores estão aptos a votar nas 1.111 seções eleitorais existentes, distribuídas em 309 locais de votação, em oito zonas eleitorais que abrangem os 15 municípios do Estado.

As atividades de recarga e lacre das urnas começam sempre a partir das 9 horas, no subsolo do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), e podem ser acompanhadas por representantes de partidos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima, imprensa e o público interessado.

O secretário de tecnologia da informação do TRE Roraima, Paulo Cézar Rodrigues, lembra que na última quinta-feira (29 de outubro), foi feita a geração de mídias, que consiste em armazenar nos flashs cards (cartões de memórias) os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores com nome, número do título e dados biométricos.

“Após gerar as mídias, é feito o procedimento de carga, que significa transferir para as urnas os dados inseridos nos cartões de memória. As memórias de votação ficam em compartimento lacrado na urna e guardam as informações da votação. Por fim, a memória de resultado é aquela na qual, após o fechamento da seção, é gravado o resultado da votação e enviado para a totalização”.

A juíza eleitoral Graciete Sotto Mayor é a presidente da Comissão responsável pelos atos preparatórios que antecedem as Eleições. Ela ressaltou a importância dessa fase para o processo eleitoral.

“Os técnicos da Justiça Eleitoral executam todos os procedimentos com atenção redobrada. É um serviço criterioso e de fundamental importância, onde não pode haver erros. O número da seção, a data e hora devem ser informados corretamente à urna eletrônica para que não ocorram imprevistos no decorrer da eleição”, disse.

Além disso, a magistrada lembra que diferentemente das eleições gerais, a mídia nas eleições municipais é uma só. “Cada município gera uma mídia diferente, então o cuidado tem que ser redobrado”, alertou Graciete Sotto Mayor.

O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas, que a partir de agora não pode mais ser modificado. Segundo a legislação, irão para as urnas candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, estes ainda estão aptos a fazer campanha.

Segundo dados da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RR, serão inseridos nas urnas eletrônicas as informações das candidaturas consideradas aptas para concorrer ao pleito. São 66 candidatos ao cargo de prefeito(a) e 1.747 candidatos ao cargo de vereador(a), assim distribuídos:

MunicípioCandidatos(as)Prefeito(a)Candidatos(as)Vereador(a)Alto Alegre360Amajari582Boa Vista11577Bonfim497Cantá4124Caracaraí7158Caroebe352Iracema347Mucajaí3104Normandia896Pacaraima364Rorainópolis3129São João da Baliza460São Luiz do Anauá251Uiramutã346TOTAL661.747

Com informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – TRE-RR

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#JustiçaEleitoral #TRERoraima #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #Roraima

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: