Professora de Roraima é vencedora do Prêmio Educador Nota 10

boa-vista-130-anos

A professora Rutemara Florêncio, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada em Boa Vista (Roraima), está entre os dez professores vencedores do Prêmio Educador Nota 10 deste ano de 2019, promovido pela Fundação Victor Civita (FVC).

O trabalho de Rutemara, realizado com sua turma de alunos do 3º ano do Ensino Médio, teve como tema Histórias das Mulheres em Roraima, com a proposta de apresentar relatos de mulheres protagonistas do seu próprio sucesso. A divulgação do nome dos dez vencedores foi feita nesta terça-feira (17 de julho) pela FVC.

Como resultado da conquista, a professora Rutemara Florêncio ganhou um vale-presente no valor de R$ 15 mil e terá todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da solenidade de premiação, programada para acontecer no mês de setembro em São Paulo, aonde concorrerá ao Prêmio Educadora do Ano.

Leia mais sobre o assunto:

Os outros finalistas

Junto com a finalista roraimense, foram selecionados outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham.

Quase 5 mil trabalhos foram analisados pela Academia de Selecionadores, formada por especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas.

Os vencedores são dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Dos 10 projetos campeões, quatro são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental I (sendo um também EJA), três com turmas do Ensino Médio, dois de gestão e outro com o Ensino Fundamental II. As disciplinas são variadas e vão desde Educação Física à Matemática.

As histórias das mulheres roraimenses

Ao se propor a desenvolver o projeto Histórias das Mulheres em Roraima, a professora Rutemara quis que seus alunos percebessem as mulheres como protagonistas na construção da História de Roraima e do Brasil.

A ideia veio depois da professora de História constatar que as mulheres roraimenses são quase totalmente invisíveis nos livros didáticos e na rede. Para realizar o trabalho, ela partiu de uma prática pedagógica que envolveu textos do livro “História das Mulheres no Brasil”, da historiadora Mary Del Priore, entre outros.

Posteriormente, os alunos de Rutemara prepararam perguntas e entrevistaram em vídeo 41 mulheres sugeridas pela turma, entre elas Josidene Marques, a primeira médica indígena de Roraima, e Sara Patrícia, advogada e militante contra a violência doméstica.

As entrevistas resultaram em textos nos quais os alunos buscaram relacionar os acontecimentos da vida da entrevistada com as mudanças na sociedade. O material também resultou em quatro documentários em vídeo e em quatro sites contendo histórias das mulheres retratadas no projeto.

Sobre do Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Para saber mais acesse:

https://premioeducadornota10.org/

https://www.facebook.com/premioeducadornota10/

Imagem: Facebook/Professora Rutemara Florêncio

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend