Projeto de lei determina indenização a consumidor por danos em estacionamento

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Roraima, de autoria do deputado Jânio Xingu (PSB) obriga os estabelecimentos que oferecem o serviço de estacionamento, a indenizarem o consumidor enquanto seus veículos permanecerem estacionados no local.

A medida aplica-se aos estacionamentos gratuitos ou não e a todos os veículos, em casos de furto, arrombamento, roubo – do veículo ou bens em seu interior – e/ ou qualquer outro dano causado. Fica estabelecido o prazo de trinta dias, a contar da data do fato, para o pagamento da indenização, sendo dever do estabelecimento fornecer imagens do sistema de segurança sem a necessidade de ação judicial.

Para o autor da proposição, o que se pretende é assegurar que a reparação ao dano seja mais célere e menos burocrática. “A aprovação deste projeto de lei vai garantir que o consumidor tenha a segurança de receber a indenização rápida, sem que seja preciso a prova da culpa da empresa nem o ajuizamento de ação”, afirma.

Atualmente, esse tipo de reparação está amparada pelo artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que versa sobre a responsabilidade objetiva das empresas, e também condicionada ao acionamento do judiciário, o que dificulta e, muitas vezes, inibe o acesso da população ao direito.

De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, quando acontece o dano ao veículo a tratativa com a empresa deve ser priorizada, havendo negativa, pode-se ajuizar a ação, sendo necessário que o consumidor produza provas.

“Ele precisa guardar o ticket do estacionamento, fazer boletim de ocorrência e fotos do local, solicitar as imagens do circuito interno de TV ou conseguir testemunhas do evento danoso”.

Nesse sentido, ainda segundo a diretora, são sempre bem-vindas leis que esclareçam e simplifiquem o acesso aos direitos do consumidor.

“É valido para o legislativo e para a população, quando as leis tornam a relação de consumo uma relação consciente, então, todo projeto de lei que venha facilitar o acesso da população a informação, é importante”, comenta.

Com informações da Superintendência de Comunicação da ALERR

Envie sua sugestão de pauta para o Blog via WhatsApp.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: