Projeto de lei exige símbolo do autismo em placas de atendimento preferencial

 Projeto de lei exige símbolo do autismo em placas de atendimento preferencial

Segundo o vereador Dr. Wesley, a demanda partiu de pais de pessoas com autismo que o procuraram sugerindo a iniciativa

Compartilhe nosso conteúdo!

Os vereadores de Boa Vista aprovaram nesta terça-feira (1 de setembro) um projeto de autoria do vereador Wesley Thomé (PCdoB) que obriga a fixação de placas com o símbolo de autismo em locais privados como supermercados, restaurantes, farmácias, casas lotéricas, bancos, shoppings, cinemas, bares, lojas em geral, estacionamentos, teatro e similares.

A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão virtual realizada nesta terça-feira. Conforme o projeto, os proprietários ou responsáveis por esses estabelecimentos devem inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial de conscientização dos transtornos do Espectro Autista (TEA).

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que dificulta a interação social da criança, atrasos na linguagem, comportamentos repetitivos entre outros sintomas. Uma das principais características do autismo é a hiperatividade que deixa a criança muito agitada e impaciente.

Segundo o autor, o projeto foi apresentado devido aos pais e familiares de pessoas com autismo o procurarem para requerer que as pessoas com autismo fossem incluídas nas placas das vagas prioritárias e que tivessem o direito a acessibilidade nos locais públicos.

“A partir daí levamos para o conhecimento do nosso setor jurídico, onde avaliamos que em Boa Vista não tinha essa determinação para as pessoas autistas. É importante ressaltar que nos supermercados e atacadões que vieram de fora, já existe essa recomendação. Mas, buscamos expandir a lei, para os outros estabelecimentos privados e órgãos públicos municipais aqui da cidade” ressaltou o parlamentar.

De acordo com uma emenda apresentada à proposta, ficará a cargo do Executivo Municipal, fiscalizar e multar as empresas e órgãos que descumprirem a lei. O projeto agora vai para sanção do Executivo e prevê prazo de 90 dias para que os estabelecimentos adéquem o símbolo as placas já existentes.

Texto da Assessoria de Comunicação do Parlamentar

Envie sua sugestão d e pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x