Recursos destinados pela deputada Joenia Wapichana possibilita construção do Malocão do Insikiran

A deputada Joenia Wapichana (REDE) esteve no campus da Universidade Federal de Roraima (UFRR), na manhã deste sábado, para verificar o andamento da obra de construção do Malocão do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, que é fruto de emenda parlamentar direcionada para a educação indígena, no exercício do ano passado. A visita faz parte da agenda da parlamentar em Boa Vista, neste fim de semana.

Orçada em R$289.503,07, a obra começou em agosto de 2020 e está paralisada devido à falta de liberação de recursos das emendas que não estavam sendo pagas enquanto não havia sido sancionada a Lei Orçamentária Anual de 2021. Com a senção presidencial nesta quinta-feira, a expectativa é que a liberação de recurso volte à normalidade.

Acompanharam a visita da deputada o vice-reitor Silvestre da Nóbrega, a professora Bianca Costa, chefe do Gabinete do reitor José Geraldo Ticianele, que o representou, Ise Silva, coordenadora do Curso de Gestão Territorial Indígena, e Ariosmar Barbosa, coordenador do Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena. Também estavam presentes os responsáveis pela empresa Engetech, Lucas Araújo Bezerra de Freitas e Stephani Cristine Tribino Mulinari.

“A Grande Maloca do Insikiran agora está maior ainda”, disse o professor Ariosmar Barbosa, ao agradecer pela atuação da deputada em fortalecer o ensino superior indígena por meio de sua emenda parlamentar. Ao responder a questionamentos da deputada, a professora Ise Silva disse que a obra deverá beneficiar aproximadamente 700 alunos indígenas dos três cursos ofertados pelo Insikiran. Até o momento cerca de 400 alunos já foram formados pela instituição.

Ao dar detalhes sobre a obra, ao lado dos demais professores, o vice-reitor José Geraldo lembrou que a deputada é uma parceira da UFRR com destinação de recursos para a construção do Malocão do Insikiran e também para bolsas de estudos destinadas a alunos indígenas. “Somos parceiros na destinação de recursos e também para defender os direitos indígenas”, disse a deputada ao agradecer pela recepção.

Joenia disse que, como se trata de uma emenda impositiva e por não ter havido nenhuma emenda reduzida, com a Lei Orçamentária sancionada em breve a obra deverá ser retomada. O responsável pela obra, Lucas Araújo, afirmou que serão repactuados o orçamento e o prazo, uma vez que a previsão para que o prédio estivesse concluído era dezembro do ano passado.

DEFESA DOS DIREITOS

Joenia Wapichana lembrou ao vice-reitor José Geraldo que os servidores públicos deverão ser duramente atingidos pela reforma administrativa e colocou seu mandato à disposição da categoria para defender seus direitos.

Ao ser informada que três professores da UFRR e cerca de dez alunos morreram vítimas do coronavírus, a deputada disse que está na defesa do projeto que prioriza os professores na vacinação contra a Covid-19 e que é favorável do retorno presencial das aulas somente após os professores estiverem imunizados.

A deputada também sugeriu que a UFRR pudesse trabalha na investigação científica sobre a qualidade das vacinas que está sendo aplicadas nos indígenas, principalmente na questão do armazenamento e refrigeração. “Não há nenhum estudo neste sentido e a UFRR poderia ser uma referência nisso”, disse.

Texto da Assessoria de Comunicação da Parlamentar

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: