REDE levanta a bandeira do protagonismo indígena e lança candidatos em vários municípios de Roraima

 REDE levanta a bandeira do protagonismo indígena e lança candidatos em vários municípios de Roraima

Joênia Wapichana, primeida deputada federal indígena do Brasil, diz que a Rede Sustentabilidade dará protagonismo aos índios roraimenses nas eleições deste ano

Compartilhe nosso conteúdo!

O Partido Rede Sustentabilidade (REDE) resolveu dar protagonismo aos índios roraimenses nestas eleições. Com o prestígio adquirido a partir da eleição de Joenia Wapichana, primeira deputada federal indígena no Brasil, o partido realizou seis convenções municipais, no período de 3 a 7 de setembro, quando foram lançadas 32 candidaturas indígenas, sendo 30 para o cargo de vereador e 2 para vice–prefeito, em Bonfim e Normandia.

No Cantá, dos nove pré-candidatos a vereador, cinco são mulheres. O mesmo acontece em Normandia. Em Uiramutã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o candidato a prefeito será uma liderança indígena indicada em uma assembleia regional de Tuxauas. Na disputa eleitoral 2020, por decisão das próprias bases políticas nos municípios, a REDE apoiará os partidos Republicanos, PROS, PSD, PDT e PCdoB.

No dia 16 será realizada a convenção do elo da Rede Sustentabilidade em Boa Vista, quando o vereador e professor universitário Linoberg Almeida será confirmado como candidato a prefeito da Capital.

As executivas municipais, chamadas no partido de Elos, de Bonfim, Cantá, Amajari, Alto Alegre, Normandia e Pacaraima vão participar do processo político, tendo como principal linha de defesa a representatividade indígena nos espaços políticos. O partido diz que vai trabalhar para eleger mais indígenas com o objetivo de ocupar os espaços políticos nos municípios.

O porta-voz Estadual da REDE, Marcos Braga e a deputada federal Joenia Wapichana defendem uma agenda para as candidaturas pautada na defesa do meio ambiente, direitos dos povos indígenas, direitos humanos, das minorias e, principalmente, o princípio da coletividade, um dos pontos mais fortes das candidaturas indígenas em Roraima.

“É um processo histórico, democrático e de participação política importante que vivenciamos nas eleições de 2020”, disse Braga. “Sempre falaram que a política não era para nós, indígenas, e que não tínhamos capacidade de eleger, mas estou aqui, como prova de que temos força e somos capazes sim de eleger os nossos representantes indígenas”, reforçou Joênia.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x