REDE levanta a bandeira do protagonismo indígena e lança candidatos em vários municípios de Roraima

O Partido Rede Sustentabilidade (REDE) resolveu dar protagonismo aos índios roraimenses nestas eleições. Com o prestígio adquirido a partir da eleição de Joenia Wapichana, primeira deputada federal indígena no Brasil, o partido realizou seis convenções municipais, no período de 3 a 7 de setembro, quando foram lançadas 32 candidaturas indígenas, sendo 30 para o cargo de vereador e 2 para vice–prefeito, em Bonfim e Normandia.

No Cantá, dos nove pré-candidatos a vereador, cinco são mulheres. O mesmo acontece em Normandia. Em Uiramutã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o candidato a prefeito será uma liderança indígena indicada em uma assembleia regional de Tuxauas. Na disputa eleitoral 2020, por decisão das próprias bases políticas nos municípios, a REDE apoiará os partidos Republicanos, PROS, PSD, PDT e PCdoB.

No dia 16 será realizada a convenção do elo da Rede Sustentabilidade em Boa Vista, quando o vereador e professor universitário Linoberg Almeida será confirmado como candidato a prefeito da Capital.

As executivas municipais, chamadas no partido de Elos, de Bonfim, Cantá, Amajari, Alto Alegre, Normandia e Pacaraima vão participar do processo político, tendo como principal linha de defesa a representatividade indígena nos espaços políticos. O partido diz que vai trabalhar para eleger mais indígenas com o objetivo de ocupar os espaços políticos nos municípios.

O porta-voz Estadual da REDE, Marcos Braga e a deputada federal Joenia Wapichana defendem uma agenda para as candidaturas pautada na defesa do meio ambiente, direitos dos povos indígenas, direitos humanos, das minorias e, principalmente, o princípio da coletividade, um dos pontos mais fortes das candidaturas indígenas em Roraima.

“É um processo histórico, democrático e de participação política importante que vivenciamos nas eleições de 2020”, disse Braga. “Sempre falaram que a política não era para nós, indígenas, e que não tínhamos capacidade de eleger, mas estou aqui, como prova de que temos força e somos capazes sim de eleger os nossos representantes indígenas”, reforçou Joênia.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#JoêniaWapichana #PolíticaemRoraima #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #ÍndiosdeRoraima #RedeSustentabilidade

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: