Resultado das eleições em Boa Vista mostra que Pesquisas Ibope eram ‘pura jaca’. No mínimo

A cogitação de que as pesquisas IBOPE feitas em Boa Vista que apontavam o candidato Ottaci Nascimento (Solidariedade) em primeiro lugar na preferência do eleitorado eram irreais, foi confirmada pelas urnas. A totalização dos votos, cujo resultado colocou Arthur Henrique (MDB) como o mais votado para prefeito da capital, com 49,64% (78.425) dos votos válidos, enquanto Ottaci ficou em segundo com APENAS 10,59% (16.735), mostra que não dava mesmo para confiar nos números ibopianos. A diferença entre os dois candidatos foi de 61.690 votos.

Desde a pré-campanha se dizia que Ottaci teria uma campanha rica, com muito dinheiro (algo em torno de R$ 20 milhões, segundo o deputado Renato Silva) para tentar conquistar o voto dos eleitores. No entanto, ao serem contados os votos, o que se viu foi uma disputa acirrada entre o segundo lugar (Otacci) e o terceiro colocado (Linoberg), “brigando” para ver quem iria para o segundo turno. Por muito pouco a campanha dos tostões (Rede) não suplantou a campanha dos milhões (Solidariedade).

As suspeitas sobre as pesquisas do Ibope se intensificaram após a divulgação de um vídeo explosivo, que circulou na sexta-feira (13 de novembro) nas redes sociais, com uma conversa entre o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (Solidariedade), e o ex-craque de futebol, Túlio Maravilha, sobre um suposto esquema para a compra dos resultados das pesquisas feitas pelo maior instituto do ramo no Brasil. A credibilidade do Ibope ficou deveras arranhada aqui em Roraima.

O vídeo explosivo com a conversa para lá de suspeita se espalhou pelas redes sociais feito rastilho de pólvora, o que levou o IBOPE Inteligência a publicar uma nota de repúdio contra a acusação de manipulação dos resultados das pesquisas.

Em sua nota, que mais aumenta as suspeitas do que alivia o problema, o Ibope afirma que suas pesquisas “representam a população em estudo, pois todos os grupos sociais e as várias regiões geográficas aparecem na amostra em proporção muito próxima à da população pesquisada”. O instituto de pesquisa garante que “os resultados das nossas pesquisas refletem fielmente o que encontramos na interlocução com as pessoas que entrevistamos e independem totalmente dos interesses de quem nos contrata”.

O fato é que o resultado das urnas demonstrou, de forma incontestável, que as sondagens realizadas pelo Ibope em Boa Vista foram feitas sob medida para tentar influenciar o eleitorado. Bom, de qualquer modo, não funcionou.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#Eleições2020 #EleiçõesMunicipais #OtacciNascimento #PrefeituradeBoaVista

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: