Roraima apresenta maior crescimento populacional do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

Os dados de estimativa populacional dos estados e municípios brasileiros, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Roraima apresentou um crescimento populacional de 4,2% na comparação com 2019.

Pelo terceiro ano consecutivo, o estado teve o maior crescimento populacional do Brasil. Os números são cinco vezes superiores à média nacional, que aponta para um crescimento médio de 0,8%. Conforme o IBGE, Roraima tem agora 631.181 habitantes.

De acordo com o secretário adjunto e economista da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Fábio Martinez, as estimativas são construídas pelo Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais (Sispep). Em Roraima, esse trabalho é realizado mediante acordo de cooperação técnica entre o IBGE e a Seplan.

“A parceria entre IBGE e Seplan possibilita uma estimativa mais precisa da população do nosso Estado, principalmente no que tange ao fluxo migratório”, disse ele, salientando que o governo trabalhou para que o fluxo migratório, principalmente de venezuelanos, fosse considerado nas estatísticas populacionais do stado.

A inclusão dos imigrantes na estimativa populacional de Roraima vai servir de base para o cálculo das transferências federais direcionadas para Roraima, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

#desenvolvimentoregional #EstatísticasdoIBGE #EstimativaPopulacional #Roraima

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: