quinta-feira , fevereiro 20 2020
Início / Governo de Roraima / Roraima terá centro de emergência para lidar com possível caso de Coronavírus

Roraima terá centro de emergência para lidar com possível caso de Coronavírus

Roraima terá um Centro de Operações de Emergência (COE) para centralizar as ações preventivas e de combate a um possível caso de coronavírus. Será o primeiro centro do gênero no país. A informação foi repassada à imprensa em entrevista coletiva pelo secretário de Saúde, Allan Garcês, na manhã desta segunda-feira (10 de fevereiro).

A instalação do COE é resultado da reunião dos secretários estaduais de Saúde com o ministro Luiz Henrique Mandetta realizada na sexta-feira passada, em Brasília.

Outra medida de contenção do coronavírus será a adaptação para a realidade social e geográfica do estado do Plano de Contingência Nacional, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS). Nesta terça-feira, será iniciado um treinamento para os secretários municipais de saúde, com o objetivo de repassar os protocolos e informações necessárias às ações preventivas nos municípios.

Allan Garcês disse que conseguiu convencer o ministro Mandetta da necessidade de se instalar o Centro de Operações Especiais em Roraima em decorrência da posição geográfica do estado, em decorrência das fronteiras abertas com a Venezuela e a Guiana.

No caso da fronteira com a Venezuela, o que mais preocupa é a entrada de imigrantes que chegam em situação de vulnerabilidade e sem receber os cuidados necessários à saúde em seu país.

“Nós temos aqui em Roraima 608 mil vidas sob a nossa responsabilidade. Por ser porta de entrada na fronteira, significa que nós temos mais de 220 milhões de brasileiros para cuidar. Foi mostrando esse quadro que nós conseguimos sensibilizar o ministro Mandetta da necessidade de se criar o COE aqui em Roraima”, explicou o secretário.

Repetindo o que tem dito o ministro da Saúde, o secretário adjunto da Sesau, Rodrigo Santana, afirmou que a população de Roraima pode ficar tranquila porque o Brasil está preparado para lidar com o Coronavírus.

Secretário de Saúde Allan Garcês fala das ações preventivas para conter a entrada do Coronavírus em Roraima
Secretário de Saúde Allan Garcês fala das ações preventivas para conter a entrada do Coronavírus em Roraima

A coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica, Valdirene Oliveira, disse que as equipes estão nos municípios orientando os profissionais de saúde e a população sobre os cuidados necessários para lidar com uma possível ocorrência de Coronavírus em Roraima.

Segundo ela, o Hospital Geral de Roraima, o Hospital da Criança Santo Antônio, e os hospitais de Alto Alegre, Caracaraí, Rorainópolis, Pacaraima e a Clínica Cosme e Silva serão as unidades de saúde de referência para lidar com possíveis casos da doença.

O médico infectologista Alexandre Salomão, por sua vez, alertou para o fato de que como ainda não existe vacina para o Coronavírus, é importante que se adote as medidas de precaução, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar contato com as pessoas doentes e sempre que tossir ou espirar proteger boca e nariz com o braço para evitar contaminar outras pessoas. Se manter informado é uma das mais importantes de precaução.

Leave your vote

0 Reviews

Write a Review

Comentários

0 Comentários

Sobre Luiz Valério

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Confira também

deputado-jalser-renier-faz-discurso-conciliador-naassembleia

Jalser e Denarium pregam harmonia e cooperação entre os poderes para o bem de Roraima

Jalser disse que Roraima tem muitos desafios a vencer, principalmente na área da saúde. No entanto, o presidente da ALERR destacou que os problemas que emperram as ações na Sesau não foram criados pela atual gestão. Foram herdados de gestões anteriores.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend