Roraima vê efeitos da crise migratória da Venezuela aumentarem. É o caos

ANÚNCIO PMBV JULHO 2

Os veículos de comunicação de Roraima noticiam neste dia 1º de Maio que, em decorrência do novo acirramento dos conflitos na Venezuela, aumentou ainda mais a corrida de venezuelanos para o estado. Ocorre que Roraima saturou sua capacidade de atendimento aos imigrantes.

Sem ajuda federal para o Estado de Roraima, o governo local já não consegue mais dar conta da demanda. Em entrevista concedida na noite desta terça-feira (30 de abril), no balanço da visita da comissão externa da Câmara dos Deputados a Roraima, coordenada pelo parlamentar Nicoletti, o governador Antônio Denarium (PSL) externou o tamanho do problema.

Disse ele: de 47 partos feitos em curto espaço de tempo na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, 40 foram em mulheres venezuelanas; as escolas da rede estadual já contam mais de 5.000 alunos vindos do país vizinho; o sistema prisional tem mais de 300 detentos de origem venezuelana; 50% dos leitos dos hospitais estão ocupados por estrangeiros; 10% do Bolsa Família em Boa Vista e Pacaraima são pagos para imigrantes vindos do país de Nicolás Maduro.

“Roraima não aguenta mais pagar essa conta”, disse o govenrador.

Os milhões de reais que o Poder Central tem enviado para cá são destinados apenas à Operação Acolhida. Denarium cobrou, diante da comitiva de parlamentares, da qual fazia parte o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, o envio de recursos para Roraima, de forma que a administração estadual possa arcar com os custos decorrentes da crise migratória.

A situação não está fácil e tende a se agravar se nada for feito. A Comunidade Internacional está na expectativa de que o autodeclarado presidente interino Juan Guaidó consiga tirar maduro do poder e, assim, fazer a Venezuela voltar à normalidade democrática.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend