Senado aprova inclusão de Amazonas, Minas e Roraima na área de atuação da Codevasf

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 2, o projeto de lei que amplia a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para todas as bacias de rios dos estados do Amazonas, Minas Gerais e Roraima.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) foi o relator do PL 4.203/2020, que vai agora para a Câmara dos Deputados.

Durante a votação, os senadores debateram a extensão das operações da Codevasf para todo o país, ou a criação de outras companhias regionais no mesmo modelo para atender a outras regiões.

A proposta original não contempla o Amazonas, mas o relator, senador Mecias de Jesus, incluiu o estado ao acolher emenda do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

“A Codevasf vai trazer para Roraima geração de emprego, geração de renda e melhoria de vida para o nosso povo. O Projeto de Lei de autoria do senador Carlos Viana vai, sem dúvida nenhuma, de encontro daquilo que queremos para Roraima”, destacou Mecias.

A companhia atualmente abrange a região Nordeste e os estados de Goiás e Amapá, além de algumas bacias nos estados de Minas Gerais, Pará, Mato Grosso e Tocantins e no Distrito Federal.

Ela desenvolve projetos de irrigação para agricultura, a revitalização de bacias hidrográficas e a redução dos efeitos da estiagem por meio da oferta de água para consumo humano e animal nas regiões em que atua.

Quando foi criada, em 1974, a Codevasf se concentrava no vale do Rio São Francisco. Sucessivas mudanças na lei ao longo dos anos colocaram sob responsabilidade da empresa outros rios importantes do país, como o Parnaíba e o Tocantins, até que ela passasse a atender, total ou parcialmente, 16 estados. Com o PL 4.203/2020, serão 18.

O senador Mecias de Jesus destacou ainda evidentes benefícios da Codevasf em sua área de atuação envolvendo a revitalização de bacias hidrográficas, o desenvolvimento territorial e a irrigação.

Desta forma, para o parlamentar, a Companhia contribui de maneira significativa para a qualidade de vida da população das regiões atendidas.

“O estado de Roraima, apesar de ter apenas 15 municípios, têm regiões bastante distantes, de difícil acesso e que precisam urgentemente do apoio de uma companhia que tem liberdade como é a Codevasf para ajudar no desenvolvimento de cada região, além de melhor a qualidade da água e das condições socioeconômicas e ambientais”, concluiu.

#Amazonas #CongressoNacional #JogodoPoder #PolíticaNacional

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: