Setor turístico em Roraima encolheu 34% em 2020, segundo estudo da CNC

O mercado de turismo em Roraima encolheu 34% no ano de 2020 em comparação com 2019. Esse dado está nos estudo Indicadores de Faturamento do Turismo (IFT), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Conforme o estudo da CNC, as atividades de turismo movimentaram em faturamento R$ 183 milhões em 2020. Esse é menor valor desde o início da série histórica, iniciada em 2016. Atualmente o setor de turismo emprega formalmente 4.533 pessoas empregadas em Roraima, o que representa 7,7% do total de trabalhadores.

Conforme o economista da Fecomércio, Fábio Martinez, as maiores quedas no movimento se deram nos meses de abril e maio. Nesses meses o faturamento caiu 70% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os únicos aumentos apresentados em 2020 foram durante os meses de janeiro e fevereiro, antes da pandemia de Covid-19 assolar o estado.

Os dados da CNC mostram que a queda no faturamento do turismo refletiu diretamente no mercado de trabalho, que sofreu uma retração de 2,6% do total de empregados no setor de turismo do Estado. Daí que isso significa que 119 postos de trabalho em Roraima foram extintos.

Um dos segmentos mais afetados foi o de transporte rodoviário de passageiros, que teve um saldo negativo de 79 empregos. Essa retração representou uma queda de 12,8%.

“Proporcionalmente o segmento de organização de eventos foi o que mais encolheu, perdendo 34,4% do total de empregos formais da atividade. O único ramo de atividade do turismo que aumento o seu quadro de funcionários em 2020 foi o de agência de viagens e operadores turísticos, que fechou o ano passado com aumento de 53 novos empregos, incrementando em 15,8% o total de trabalhadores”, disse Martinez.

A íntegra do o artigo técnico com os dados sobre a evolução do saldo de empregos do turismo em Roraima pode ser acessado no endereço no Site da Fecomércio.

Fonte: Fecomércio/RR

Envie sua sugestão de pauta para o Blog 👉👉👉 luiz.valerio.silva@gmail.com ou por WhatsApp: (95) 99135-8757

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: