Shéridan pede urgência na votação de projeto sobre suspensão de parcelas do Fies

Um requerimento apresentado pela deputada Shéridan (PSDB), na Câmara dos Deputados, pede urgência na votação do projeto de lei apresentado por ela, para suspender as parcelas do Fies (Programa de Financiamento Estudantil) em 2021.

A deputada lembrou que esta suspensão ocorreu no segundo semestre de 2020, e disse que a intenção é repetir o benefício neste ano.

“A medida adotada no ano passado foi acertada, pois proporcionou um alívio às famílias dos estudantes beneficiários do Fies. Agora precisamos prorrogar a medida para 2021. Por isso, apresentei esta proposição e estou pedindo urgência na votação”, explicou.

O projeto de lei foi apresentado em fevereiro deste ano e apensado a outra proposta similar na Casa. O texto foi encaminhado no dia 15 de abril para a Comissão de Educação, onde se encontra no momento.

Desemprego entre jovens

Shéridan destacou que o desemprego já vinha atingindo os jovens antes da pandemia, ultrapassando a casa dos 25% na faixa dos 18 a 24 anos, mas a covid-19 agravou este cenário.

“O desemprego nesta faixa etária ultrapassou os 29% no segundo trimestre de 2020. Temos jovens que, com a perda de emprego, podem também ter que suspender seus estudos no ensino superior ou até mesmo ficar endividados com o financiamento”, defendeu.

De acordo com dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), em 2020 havia aproximadamente R$ 1,7 milhão em contratos do Fies em fase de amortização, gerando um custo estimado em R$ 5,4 bilhões.

Segundo a proposta, esta medida pode ser custeada por crédito extraordinário, considerando a situação excepcional diante da continuidade da pandemia em 2021.

Confira os detalhes do PL

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: