STF decide que União deve ressarcir metade dos recursos gastos por Roraima com imigração

 STF decide que União deve ressarcir metade dos recursos gastos por Roraima com imigração

A ministra Rosa Weber, do STF, votou favorável ao pedido feito pelo Estado de Roraima

Compartilhe nosso conteúdo!

A União deverá arcar com metade das despesas feitas pelo Governo de Roraima com os imigrantes venezuelanos. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) é resultado da votação de ação protocolada pelo governo roraimense requerendo o ressarcimento de parte dos recursos gastos com a imigração. O julgamento foi encerrado na noite desta sexta-feira (9 de outubro).

O voto da relatora da ação, ministra Rosa Weber, manifestado da semana passada foi favorável a ação. Weber justificou que o Governo Federal pode ajudar Roraima em decorrência da economia frágil. A ministra considerou que os custos com a migração são altos. O processo, protocolado pela ex-governadora Suely Campos (PP), exigia pagamento integral de R$ 184 milhões e deve receber metade desse valor.

De acordo com os dados apresentados pela relatora, dos mais de 260 mil pedidos de refúgio feitos por venezuelanos entre 2013 e 2019, mais de 100 mil foram registrados no Posto de Triagem de Pacaraima, município fronteiriço com a Venezuela.

“Todo Estado fronteiriço, é fato, deve esperar certo fluxo migratório normal, decorrente de relações comerciais e até familiares. O que se verifica, todavia, é uma situação absolutamente atípica, de contorno e impacto mundial, consistente em êxodo massivo de pessoas, fenômeno por vez denominado refúgio”, escreveu a relatora.

Os ministros Marco Aurélio, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandoski, Celso de Mello e Luís Roberto Barroso seguiram o mesmo entendimento.

O ministro Alexandre de Moraes votou contra a indenização e entendeu que a União prestou devido apoio ao Governo de Roraima. Segundo ele, o auxílio foi ignorado pelo Executivo na ação. Morais disse que União adotou medidas para o cumprimento de seus deveres constitucionais e internacionais de proteção aos refugiados e imigrantes, inclusive mediante repasse financeiro ao Estado.

Os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Dias Toffoli o acompanharam, mas foram vencidos.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Podcast Direto ao Ponto - Narrativas, entrevista e histórias sobre a política, a cultura e os costumes da Amazônia. Por Luiz ValérioOUÇA AQUI
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x