TRE de Roraima lança sistema para receber denúncias eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima lançou ontem, oficialmente, o ‘Pardal’ – Sistema de Denúncias de Irregularidades Eleitorais, no Estado.  A Justiça Eleitoral roraimense regulamentou o sistema em âmbito local, por meio da Resolução 383/2018, aprovada pelo Corte na sessão do dia 24 de agosto.

Conforme a regulamentação, compete exclusivamente à Secretaria Judiciária do Tribunal o recebimento e envio das denúncias ao Ministério Público Eleitoral. Para serem recebidas na Secretaria Judiciária, as denúncias deverão ter a autoria identificada.

A versão 2018 do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

De acordo com a presidente do TRE/RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, a ferramenta possibilita aos eleitores denunciar infrações durante a campanha eleitoral. O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais.

Supostas irregularidades na propaganda eleitoral veiculada nas emissoras de TV ou rádio e na internet, bem como notícias de infrações relacionadas a candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, não serão processadas pelo Pardal. Nesses casos, o eleitor deverá encaminhar as eventuais denúncias pelos meios tradicionais.

Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, disponibilizada nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades.

Nas denúncias feitas por meio do Pardal, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.

TRE lança campanha por eleições limpas e conscientes

A Justiça Eleitoral de Roraima também lançou no dia de ontem uma campanha  institucional intitulada ‘Juntos pela cidadania com ética e responsabilidade’. A campanha foi idealizada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargadora Tânia Vasconcelos, e ganhou forma pelas mãos do publicitário Lucas Alves.

O vídeo, de 34 segundos, traz mensagens de incentivo ao eleitor pelo fortalecimento da democracia e por eleições limpas. O material será veiculado nas redes sociais e nas emissoras de televisão que desejarem aderir à campanha.

A desembargadora Tânia Vasconcelos, uma defensora intransigente do voto livre, secreto e consciente, disse que a missão da justiça eleitoral é insistir para engajar a todos na busca por eleições com ética por parte dos candidatos e com responsabilidade no voto, por parte dos eleitores.

De acordo com a presidente do TRE, só a união e a consciência podem gerar uma transformação concreta.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend