Variante P1 do Coronavírus surgida em Manaus pode provocar pandemia ainda mais letal

variante P1 do Coronavírus
A variante P1 do Coronavírus pode provocar uma pandemia ainda mais letal no mundo, segundo cientistas

A variante P1 do Coronavírus, que surgiu em Manaus (AM), preocupa a comunidade científica e líderes mundiais dada a sua capacidade de desencadear uma pandemia ainda mais letal do que a cepa que surgiu no Reino Unido e se espalhou pelo mundo. 

A cepa do Coronavírus surgida em Manaus já está presente em vários países. Como ela é mais letal e se espalha de forma muito mais rápida que a do Reino Unido, é motivo de preocupação por parte dos cientistas e governantes.

O alerta quanto a esse risco foi dado pelo epidemiologista Eric Feigl-Ding, da Federação dos Cientistas Americanos, em entrevista à eletrônica revista Crusoé. Eric foi  um dos primeiros cientistas a alertar para o perigo do Coronavírus, ainda em janeiro de 2020.

“Essa variante já está circulando no mundo todo. Como o Brasil tem muitos laços com países latino-americanos e europeus, ela está se espalhando rapidamente”, disse Eric, destacando que 20 casos da variante P1 já foram detectados na província de Colúmbia Britânica, no Oeste do Canadá.

“A variante britânica é 40% ou 60% mais rápida para se alastrar que a cepa original. Já temos um estudo dizendo que a P1 pode ser 60% mais ágil que a britânica. Outro [estudo] fala em 2 vezes mais rápida e um terceiro diz 2,5 vezes mais veloz que a variante britânica”, diz o cientista.

O grande problema da variante P1, segundo Eric Feigl-Ding, é que ao contaminar mais pessoas num curto espaço de tempo, essa cepa do Coronavírus lota os hospitais rapidamente. 

“Quando acabam as camas nos hospitais, os remédios se esgotam, o oxigênio chega ao fim, a taxa de mortalidade cresce muito mais rapidamente, porque não há mais recursos para cuidar de todos. Pode-se até aumentar o número de camas e leitos de UTI, mas não é tão fácil elevar o total de médicos e enfermeiros de um dia para o outro”, observa.

Leia a entrevista com Eric Feigl-Ding no site da revista Crusoé

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: