Ventos mais republicanos passam a soprar na Assembleia Legislativa sob o comando de Sampaio

A semana começa junto com o mês de fevereiro, o segundo deste ano de 2021, com as nossas vidas ainda sob o estigma da Covid-19. Fevereiro começa também sob uma nova ordem político-institucional estabelecida na Assembleia Legislativa de Roraima, após o fim do reinado auto atribuído pelo agora ex-presidente Jalser Renier (Solidariedade).

Entra em cena, a partir de agora, a gestão do deputado Soldado Sampaio (PC do B), que promete fazer uma administração mais aberta ao diálogo e com a transparência que faltou nos últimos cinco anos naquela Casa.

Pois é. Como eu estava dizendo, novos ventos começam a soprar a partir de agora na Assembleia Legislativa. Eleito por unanimidade, com 19 votos, o deputado estadual Soldado Sampaio começa para valer a sua cruzada para moralizar a ALERR e, assim, resgatar a imagem daquela Casa, arranhada e diminuída, nos últimos anos, devido a gestão questionável e questionada de Jalser Renier.

Caberá a Sampaio retirar o caráter feudal que foi dado ao Poder Legislativo, onde o ex-presidente agia como uma espécie de rei absolutista, fazendo dos demais deputados uma espécie de súditos de luxo, submissos à sua vontade. Sampaio promete fazer uma gestão democrática, transparente e com respeito aos valores republicanos.

Vindo da Caserna, onde o senso de coletividade e de enfretamento dos problemas com determinação e altivez é a regra, além da prevalência do bem-estar coletivo, Soldado Sampaio terá pela frente a missão de dar ao Poder Legislativo o respeito que aquele poder institucional merece.

Não será uma tarefa das mais fáceis. Até porque, Jalser Renier dá sinais claros de que não está disposto a desapegar do cargo de presidente e do poder que ele lhe conferia, assim tão fácil. Tanto que tem entrado no Supremo Tribunal Federal (STF) com um recurso após outro, tentando reverter a situação. As chances de êxito, claro, são pouquíssimas, mas enquanto ele poder espernear, assim ele o fará.

Bom, é preciso dizer que as reações do público às mudanças ocorridas no comando do Poder Legislativo de Roraima, demostram o quanto se ansiava pela saída de Jalser da presidência daquela Casa. Apenas os mais de 2.500 ocupantes de cargos comissionados nomeados pelo ex-presidente e seus familiares, diretamente beneficiados por esse verdadeiro trem da alegria, defendiam e defendem a ferro e fogo a permanência de Jalser no cargo. No mais, o que se desejava era mudança.

Os primeiros passos de Sampaio no comando da Casa sinalizam para um tratamento mais digno aos assuntos que dizem respeito àquele poder. Nesta terça-feira (2 de fevereiro), por exemplo, deve ser votada uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) proibindo a reeleição dos ocupantes dos cargos da Mesa Diretora para esses mesmos cargos dentro da mesma legislatura.

Essa medida dará a garantia de que haverá alternância de poder no Legislativo Estadual, possibilitando que outros parlamentares possam participar da direção da Assembleia, no futuro. Decisão extremamente salutar.

De sua parte, o governador Antônio Denarium, que participou da solenidade de posse de Sampaio, na sexta-feira (30 de janeiro), saudou positivamente a mudança, desejando que os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – trabalhem conjuntamente para o efetivo desenvolvimento do Estado de Roraima.

Nem precisa dizer que a debacle de Jalser traz muito mais tranquilidade para Denarium, pois acabam as chantagens e os dedos em riste sempre que o Menino de Ouro se sentia contrariado.

Meu caro leitor, eu acabei de lançar na Amazon o livro A explosão do podcast, onde situo o leitor sobre o crescimento e versatilidade desta mídia em áudio sob demanda, que pode ser consumida onde, quando e da forma que você quiser.

No livro, eu também ensino todos os passos, técnicas e indico os equipamentos e aplicativos necessários para você produzir seu podcast com absoluta liberdade e qualidade. Vai lá em Amazon.com.br, procura pelo termo A explosão do podcast e compra o seu exemplar. O livro está disponível nos formatos impresso e ebook.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog:

luiz.valerio.silva@gmail.com | (95) 99135-8757

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: