Vereador que tirar de prefeito prerrogativa de decretar medidas restritivas à Covid-19

O vereador Dr. Ilderson (PTB) apresentou nesta terça-feira, 16/3, projeto de lei que pretende retirar do prefeito Arthur Henrique (MDB) a prerrogativa de publicar decretos que fecham estabelecimentos comerciais ou restrinjam atividades do comércio de Boa Vista.

O parlamentar quer condicionar essa decisão a uma consulta prévia por meio de reunião realizada com 48 horas de antecedência com representantes dos empregados e empregadores.

A justificativa apresentada pelo vereador é a de que a pandemia de Covid-19 trouxe consequências econômicas catastróficas para a população. Minimizar esses impactos é dever do poder público, mas é preciso fazer isso em comum acordo com a sociedade boavistense.

Conforme o projeto de Lei, deverão ser convocados para serem ouvidos os representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio/RR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Câmara de Dirigentes e Logistas (CDL), Conselho Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária do município.

A proposta diz que também é viável chamar os Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem, bem como os sindicatos das categorias.

“Os empregados e empregadores de Boa Vista ficam desobrigados a cumprirem a decretação de fechamento ou restrições, e quem determinar esses tipos de medidas sem consulta prévia de 48 horas cometerá ato de improbidade administrativa”, explicou Ilderson.

O temor do vereador é que o prefeito decrete lockdown em Boa Vista a qualquer momento o que, segundo seu entendimento, expresso na justificativa do projeto de lei, “é totalmente inviável no contexto da capital”. Ele cita que a Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselhou o emprego do lockdown, e sugere medidas direcionadas.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog via WhatsApp

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: