Vereador quer que Prefeitura de Boa Vista adote tratamento preventivo contra a Covid-19

Segundo o parlamentar, a distribuição desses medicamentos vai acontecer de acordo com a receita médica utilizando protocolos do Ministério da Saúde
Segundo o parlamentar, a distribuição desses medicamentos vai acontecer de acordo com a receita médica utilizando protocolos do Ministério da Saúde

O vereador Dr. Ilderson Pereira (PTB) defende que o Município de Boa Vista distribua gratuitamente medicamentos para o tratamento preventivo da Covid-19, como hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina C, vitamina D, dipirona, prednisona, colchicina, anticoagulantes e outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde.

O parlamentar protocolou na Câmara Municipal de Boa Vista um projeto de lei que prevê a distribuição gratuita pela prefeitura desses medicamentos à população. A proposta estabelece que os pacientes precisam de orientação médica com identificação dos sintomas ou sinais leves da doença, com realização de exames físicos e complementares.

Após a prescrição, o paciente pode ter acesso aos medicamentos hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina C, vitamina D, dipirona, prednisona, colchicina, anticoagulantes e outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde.

Para ter acesso a gratuidade, o médico é responsável pelo tratamento do paciente deverá aplicar o Termo de Ciência e Consentimento, caso prescreva o uso da hidroxicloroquina.

A distribuição desses medicamentos vai acontecer de acordo com a receita médica utilizando protocolos do Ministério da Saúde e o receituário médico deve ser de controle especial em nome do paciente, determinando a disponibilização gratuita de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19 pela rede SUS do município, durante o período da pandemia.

“Tomei a iniciativa porque depois de um ano de pandemia, o poder executivo municipal ainda não se atentou a gravidade da falta do tratamento precoce contra o coronavírus e isso é uma garantia para que não falte essa medicação nas Unidades Básicas de Saúde”, disse.

Segundo o vereador Dr. Ilderson, Caberá à Secretária Municipal de Saúde a obrigação de garantir os fármacos prescritos, ressaltando que em sua maioria, os medicamentos até então constantes de protocolos válidos, são disponibilizados pela União, responsável pela condução sistêmica de estado de calamidade pública sanitária no país”, explicou o vereador Ilderson.

Caso sancionada, a lei terá o prazo de vigência em consonância com as medidas restritivas estabelecidas pelo Município de Boa Vista, durante o período de pandemia do Coronavírus.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: