ZEE será apresentado na Assembleia Geral dos Povos Indígenas

ANÚNCIO PMBV JULHO

O projeto de Zoneamento Ecológico Econômico de Roraima (ZEE) será apresentado pelo secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge de Lima, na Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, no Município de Normandia, na próxima terça-feira (12 de março).

O objetivo é mostrar a agenda positiva que o governo quer cumprir no tocante às comunidades indígenas na elaboração do documento, que deve ficar pronto até o final do ano.

A Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima deve contar com a presença de centenas de lideranças indígenas e representantes de todas as comunidades de várias etnias.

Segundo Marcos Jorge, a intenção é mostrar o que os indígenas ganham com o Zoneamento.

“Concluídas as consultas às comunidades, além de definirem onde querem produzir, o que pretendem preservar, ou onde vão fazer turismo, por exemplo, e assim avançarmos para a conclusão e aprovação do ZEE, os indígenas terão mais facilidades para captação ou financiamento de projetos”, disse o secretário.

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Governo de Roraima apresentou ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNSDE) um projeto solicitando cerca de R$ 10 milhões em investimentos para dar continuidade aos trabalhos do Zoneamento Ecológico Econômico. Faz quase 20 anos que o ZEE espera para ser concluído.

Marcos Jorge de Lima explicou disse que o ZEE é uma das prioridades do novo governo para alavancar o desenvolvimento de Roraima.

“Estamos na etapa em que precisamos concluir as consultas às comunidades indígenas conforme decisão judicial”, disse salientando que a liberação dos recursos pelo BNDES para assegurar não apenas a conclusão em 2019 do Zoneamento, mas para se alcance uma escala ainda melhor do ZEE.

Para o secretário, é fundamental que o governo possa zonear o Estado para que, com segurança jurídica das terras e a energética, melhore o ambiente de negócios para atrair investimentos que irão transformar Roraima em um grande produtor Nacional nos próximos anos.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend